No verão de 2020 passamos o dia no Lago de Como. Fizemos uma caminhada até o Topo do monte San Primo e depois fomos nadar no lago. Vou deixar todos os detalhes e muitas fotos nesse post!
ONDE FICA O LAGO DE COMO? E COMO CHEGAR?
O lago fica no norte de Itália a 50km norte de Milão, na região de Lombardia. É o lago mais profundo da Itália, chegando a 413m de profundidade. Tem 145 km2 de superfície.
Antes de pesquisar um meio de transporte para o lago, é preciso decidir qual cidade visitar, já que o lago é rodeado por dezenas de cidadezinhas fofas. Saindo de Milão existem muitas linhas de trem que vão direto para por exemplo, Como, Lecco, Varenna, Colico. Outras cidades menores, como por exemplo Nesso, Argegno, Dongo, é preciso pegar o trem para uma das cidades citadas acima (que tem linhas diretas) e depois pegar um ônibus regional que sai da própria estação de trem.
Aqui vai o site do trens regionais:
E do ônibus para as cidades menores:
Os preços variam muito, já que o lago é bem grande.
Outra opção que foi a que usamos, e que dá um pouco mais de mobilidade é o carro. Como moramos em Torino, fomos com o nosso carro.
O QUE FIZEMOS:
Nós passamos o dia no Lago de Como em agosto de 2020, fizemos uma caminhada até o monte San Primo, fomos na cidade de Nesso e nadamos no lago.
Caminhada
No pico do Monte San Primo – 1700m
A caminhada que fizemos (foi um amigo nosso que nos levou nessa caminhada), tem 9km de distância e 600m de subida. Estacionamos em um Refúgio e ao lado do estacionamento já era o início da trilha. Vou colocar o link com o roteiro da caminhada, com todas as intrusões:
https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/alpe-borgo-monte-san-primo-51313537#morePhotos
Já no começo, encontramos essas fofinhas.
A trilha de 9km é o caminho de ida e volta. Então são 4,5km de subida na ida e 4,5km de descida na volta. Não é muito difícil a caminhada, se você não tem nenhum problema sério de saúde, não precisa ser uma pessoa ativa fisicamente para encarar a subida!!
Um dos panoramas da caminhada
A vista do lago é maravilhosa, vale a pena suar um pouco na subida, para ter esse panorama.
Conseguimos!!
O percurso todo levou cerca de 3h, com um ritmo de caminhada com algumas pausas e bem tranquilo. Estávamos passeando e curtindo a vista. E, como recompensa almoçamos no Rifugio La Baita, do lado do estacionamento onde deixamos o nosso carro. Aqui vai a localização:
Nesso e banho de lago
Depois do almoço fomos para Nesso, que é uma cidadezinha muito fofa e foi onde decidimos tomar um banho de lago, já que ali tem uma ponte onde se pula para o lago e também uma cachoeira.
Vista do Airbnb dos nossos amigos Cachoeiras!
Acabamos não conhecendo muito a cidade de Nesso, o nosso objetivo era mesmo pular daquela ponte!!
E pulamos!! Algumas vezes…Mas tenho que dizer que dá bastante medinho heheh ah uma dica: leve uma boia, pois n tem uma praia, e sim só umas escadas e não tem uma parte onde se dá pé.
Tenho que dizer que esse banho de lago foi um dos mais lindos que ja fiz, essa ponte e esse casarão dão um charme único. Vale a pena!